Blog sendo útil
Manual completo para passar em concurso público
APRENDAR A EDITAR FOTOS DO INSTAGRAM
Tendências para arrasar no verão 2019

20 Coisas para ter uma vida saudável (você não pode pular os itens 3, 6 e 10)

Olá estimados leitores do blog Sendo útil! Como vocês estão?

Meu nome é Marisa e o meu blog é o Inania Verba, que é voltado para literatura e cultura em geral. O motivo de estar por aqui hoje é que eu e a Lana fazemos parte do projeto 20 coisas, criado pela Michele (Michellandia) e a Heloisa (Onde cê vai loko?) e tem por objetivo uma maior interação entre os blogueiros integrantes dessa ação, ao listar 20 tópicos baseados nos assuntos abordados no blog parceiro.

O tema que escolhi para o desafio foi 20 coisas para ter uma vida saudável, seja no aspecto físico ou mental, baseado nas minhas modestas experiências pessoais.

Então, vamos aos tópicos:

1) Praticar exercícios físicos

Apesar de ser uma sedentária assumida (paradoxo, eu sei), executar atividades físicas regularmente ajuda a eliminar toxinas do corpo, corrige a postura, aumenta a flexibilidade e ainda a manter a forma. Independente de ser na academia ou exercícios ao ar livre o mais importante é inserir na rotina um tempinho para cuidar da saúde do corpo.

2) Adotar hábitos alimentares saudáveis

 Priorizar alimentos naturais ou que tenham esses ingredientes na receita, bem como frutas, legumes e dosar elementos com alto teor de gordura e sal é essencial e o nosso corpo agradece. Encontrei no blog da Lana várias dicas e receitas criativas, ou seja, dá pra colocar em prática a alimentação saudável o quanto antes!

3) Autoestima é importante, sempre!

 É cada vez mais frequente ver pessoas inseguras com sua aparência por conta de opiniões alheias e os “padrões” existentes na sociedade. Independente desses detalhes externos, ao cultivar o amor próprio nos tornamos plenos para amar aqueles que nos rodeiam, melhorando consideravelmente nossa qualidade de vida.

4) Ter um tempo para si mesmo é essencial

Esse tópico é uma extensão do anterior, pois sigo afirmando que para estar de bem com o mundo é necessário estar bem consigo mesmo. Separar um momento para ir à um SPA, cuidar da beleza ou até para pensar na vida é uma atitude válida para a saúde mental e física.

5) Gentileza gera gentileza

Esse jargão do ‘Mestre Gentileza’ tornou-se viral e é uma verdade absoluta: quando nos dispomos a tratar alguém com educação, a reação é em cadeia e mesmo que não sejamos retribuídos diretamente pela pessoa que dispensamos a gentileza, outras vão retribuir por ter sido tratadas de forma semelhante por um terceiro. Notou a dimensão de uma pequena atitude?

6) Reclamar não vai fazer seus problemas desaparecerem

 Já percebeu como é ruim ficar perto de alguém que só faz criticar e ver o lado negativo das coisas? Ninguém quer se enquadrar nesse perfil e para isso é necessário “fechar a boca” e praticar o item que vou destacar no próximo tópico.

7) Exercitar a gratidão é um processo lento, mas recompensador

Certa vez li um livro chamado Pollyanna Moça e me chamou atenção algo que a protagonista costumava fazer sempre que algo de desagradável lhe acontecia: O jogo do Contente, em que ela sempre buscava o lado bom das coisas apesar das dificuldades enfrentadas. Não é algo fácil, mas seremos retribuídos positivamente se pelo menos tentarmos ser gratos em todas as áreas de nossas vidas.

8) Conformidade não é o mesmo que acomodação

Não temos controle sobre os fatos desagradáveis que nos acomete, mas podemos controlar nossas reações à eles, usando-os como incentivo para mudar nossa situação atual e não ficar prostrado cheio de lamúrias. Resignação sempre!

9) Autossabotagem jamais!

Se existe algo muito perigoso é a procrastinação, ato de adiar as atividades achando que poderá fazer tudo de uma vez e no final nada é feito. Isso é altamente prejudicial para o crescimento do indivíduo e precisa ser abandonado antes que consequências sérias aconteçam.

10) É preciso aprender a dizer NÃO

Ser compassivo(a) demais acaba atraindo pessoas oportunistas que nos leva a fazer coisas que sacrificam o nosso bem estar e isso é totalmente prejudicial. Por isso saber negar certas propostas abusivas é essencial.

11) O seu próximo não será um concorrente a menos que você o interprete como tal

Algo que se vê com frequência nos dias de hoje é a competição em praticamente todas as áreas (sentimental, profissional, etc.) A vontade de se destacar e carregar a fama de ser ‘melhor que fulano’ muitas vezes mascara seu verdadeiro potencial, já que poderia alcançar algo a mais do que apenas ser taxado como melhor que alguém em algum aspecto. Manter a essência é muito importante!

12) Ter foco é um dos componentes para a fórmula do sucesso

Quando se tem um objetivo é necessário buscar meios para alcançá-lo, deixando de ser apenas um sonho e passe a ser uma meta. Além do planejamento, renunciar algumas coisas para evitar distrações é preciso e a trajetória, apesar de ser um pouco espinhosa, valerá a pena quando o objetivo for alcançado.

13) As pessoas tem vidas diferentes, por isso evite comparações

Retomando a questão do foco (item 12), ao comparar sua vida com a das outras pessoas você está perdendo um tempo precioso que jamais poderá ser recuperado. As pessoas são ‘igualmente diferentes’ e as comparações não te levarão a lugar nenhum. Se feliz com o que se tem é gratificante! (Vide item 7).

14) Um sorriso pode mudar a vida de alguém, inclusive a sua

O ato de sorrir estimula o cérebro a produzir substâncias endorfinas, que aumentam a sensação de bem estar físico e emocional além de embelezar o rosto de quem está sorrindo. Tem algo melhor?

15) A mudança deve ser bem-vinda

Nossa vida é mutável (faz parte do curso natural da vida) e aceitar as mudanças é a melhor maneira de evitar estresse e outras doenças que afetam a nossa saúde física e mental.

16) Evite qualquer tipo de vício

Além do tipo de dependência mais popular que é a química (álcool, cigarros e entorpecentes) outros tipos de dependência (como a tecnológica) devem ser combatidas e controladas para evitar problemas de saúde.

17) Procure manter a mente ocupada

Quando não nos envolvemos em atividades que preenchem nossa rotina e nossa mente, a probabilidade de pensar bobagens aumenta assustadoramente. Mas nada de se afogar em tarefas, a busca do equilíbrio deve ser o maior objetivo!

18) Valorize os momentos com as pessoas que gosta

Como diz a canção, nós somos meros passageiros nessa vida que não tem noção da data de partida e as oportunidades devem ser abraçadas como se fossem as últimas. Aliás, já expressou seu amor por alguém hoje?

19) Evite ser influenciado pela opinião alheia

Você possui uma personalidade única que deve ser preservada em meio às críticas vindas pessoas que não querem ver a sua melhora. O comentário alheio (quando não é construtivo) deve ser ignorado, pois na maioria das vezes vem de pessoas que não lhe conhecem de fato e por isso não tem propriedade para falar nada sobre você.

20) Independente do tamanho da tempestade, a calmaria sempre chegará

É difícil ser otimista quando estamos passando por dificuldades que minam nossas esperanças, mas a vida é composta por ciclos que precisam ser concluídos para que outros comecem. Logo, a tristeza também tem seu tempo de ir embora para dar lugar aos momentos felizes e que devem valer mais do que as dificuldades enfrentadas, que devem ser relembradas apenas pela experiência obtida durante a árdua caminhada. Por isso, nada de se prender a acontecimentos negativos ou achar que nunca conseguirá ser feliz, basta estar aberto a novas experiências e a vida te surpreenderá!

Espero que tenham gostado das dicas para ter uma vida saudável,

Grande abraço!

Meu blog – Blog Inania Verba

Fanpage- Inania Verba

Instagram: Inania Verba 

Blog da Michelle –  Michellândia
Blog da Heloisa – Onde cê vai Loko?

Benefícios da melancia que você provavelmente não sabia
Benefícios do Suco Verde para emagrecer
Remédios naturais para emagrecer – 7 opções para perda de peso saudável
9 comentários
  • Luana Souza

    Que post inspirador, especialmente por não se tratar de vida saudável apenas na questão corporal, mas também da mente <3 Eu sempre tento levar uma vida melhor, e suas dicas estão maravilhosas! Ah, você tinha dito que não dá pra pular o número 6… pois esse é o que eu tenho mais dificuldade :/ tenho sérios problemas com minha inexistente autoestima!

    Beijos e parabéns por tudo <3

    Responder
    • Lana Dantas

      Oi Luana, autoestima é realmente muito importante pra tudo na vida. Vamos levantar essa cabeça e nos amar mais, acima de tudo ! Beijos e obrigada !

      Responder
  • Raquel Ribeiro Trindade

    Gostei de todas as 20 dicas, mas tento praticar a 14 todos os dias. Devemos sorrir para a vida. Tento sempre ter uma vida saudável e percebo que tem valido a pena. Durmo melhor, me sinto renovada e encaro a vida com entusiasmo. Bjs.

    Responder
  • Amanda Souza

    Eu preciso absolutamente colocar em prática o número 10! Como é difícil não conseguir dizer NÃO para as pessoas, acaba que nos maltratamos! E adorei a indicação do livro na questão 7, vou procurar porque fiquei curiosa e estou trabalhando em gratidão! To amando os post com toda essa interação e amor <3

    Responder
    • Lana Dantas

      Amanda, fico feliz que gostou ! A Marisa arrasou no post, também é um pouco difícil pra mim dizer NÃO, mas vamos tentando. É importante para o nosso crescimento, enquanto pessoa. Beijos!

      Responder
  • Michelle Graça

    Meninas irei praticar o item nº 7 e dizer o quanto sou grata pela participação de vc´s nesse projeto com postagens carregadas de emoção e singularidade. Cada texto, cada participação, cada postagem é feita com tanto amor que fico sem palavras de tanto orgulho do grupo que formamos com pessoas criativas, produtivas e formadoras de opinião. Marisa obrigada por abrilhantar o projeto com esse texto cheio de sabedoria e uma beleza sem igual. Muito orgulho e gratidão por esse projeto, esse momento e por vc´s participarem. Obrigada meninas <3

    Responder
    • Lana Dantas

      Michelle, querida. Eu que agradeço em poder fazer parte desse projeto. Ele me ajudou muitíssimo ! Me orgulho bastante do post da Marisa e do meu, acho que fizemos algo que nem sabíamos que eramos capazes. Obrigada de coração !

      Responder