Dicas de saúde

20 Coisas para ter uma vida saudável (você não pode pular os itens 3, 6 e 10)

Olá estimados leitores do blog Sendo útil! Como vocês estão?

Meu nome é Marisa e o meu blog é o Inania Verba, que é voltado para literatura e cultura em geral. O motivo de estar por aqui hoje é que eu e a Lana fazemos parte do projeto 20 coisas, criado pela Michele (Michellandia) e a Heloisa (Onde cê vai loko?) e tem por objetivo uma maior interação entre os blogueiros integrantes dessa ação, ao listar 20 tópicos baseados nos assuntos abordados no blog parceiro.

O tema que escolhi para o desafio foi 20 coisas para ter uma vida saudável, seja no aspecto físico ou mental, baseado nas minhas modestas experiências pessoais.

Então, vamos aos tópicos:

1) Praticar exercícios físicos

Apesar de ser uma sedentária assumida (paradoxo, eu sei), executar atividades físicas regularmente ajuda a eliminar toxinas do corpo, corrige a postura, aumenta a flexibilidade e ainda a manter a forma. Independente de ser na academia ou exercícios ao ar livre o mais importante é inserir na rotina um tempinho para cuidar da saúde do corpo.

18643701_1673407406020652_1824950652_n 20 Coisas para ter uma vida saudável (você não pode pular os itens 3, 6 e 10)

2) Adotar hábitos alimentares saudáveis

 Priorizar alimentos naturais ou que tenham esses ingredientes na receita, bem como frutas, legumes e dosar elementos com alto teor de gordura e sal é essencial e o nosso corpo agradece. Encontrei no blog da Lana várias dicas e receitas criativas, ou seja, dá pra colocar em prática a alimentação saudável o quanto antes!

3) Autoestima é importante, sempre!

 É cada vez mais frequente ver pessoas inseguras com sua aparência por conta de opiniões alheias e os “padrões” existentes na sociedade. Independente desses detalhes externos, ao cultivar o amor próprio nos tornamos plenos para amar aqueles que nos rodeiam, melhorando consideravelmente nossa qualidade de vida.

4) Ter um tempo para si mesmo é essencial

Esse tópico é uma extensão do anterior, pois sigo afirmando que para estar de bem com o mundo é necessário estar bem consigo mesmo. Separar um momento para ir à um SPA, cuidar da beleza ou até para pensar na vida é uma atitude válida para a saúde mental e física.

5) Gentileza gera gentileza

Esse jargão do ‘Mestre Gentileza’ tornou-se viral e é uma verdade absoluta: quando nos dispomos a tratar alguém com educação, a reação é em cadeia e mesmo que não sejamos retribuídos diretamente pela pessoa que dispensamos a gentileza, outras vão retribuir por ter sido tratadas de forma semelhante por um terceiro. Notou a dimensão de uma pequena atitude?

6) Reclamar não vai fazer seus problemas desaparecerem

 Já percebeu como é ruim ficar perto de alguém que só faz criticar e ver o lado negativo das coisas? Ninguém quer se enquadrar nesse perfil e para isso é necessário “fechar a boca” e praticar o item que vou destacar no próximo tópico.

7) Exercitar a gratidão é um processo lento, mas recompensador

Certa vez li um livro chamado Pollyanna Moça e me chamou atenção algo que a protagonista costumava fazer sempre que algo de desagradável lhe acontecia: O jogo do Contente, em que ela sempre buscava o lado bom das coisas apesar das dificuldades enfrentadas. Não é algo fácil, mas seremos retribuídos positivamente se pelo menos tentarmos ser gratos em todas as áreas de nossas vidas.

8) Conformidade não é o mesmo que acomodação

Não temos controle sobre os fatos desagradáveis que nos acomete, mas podemos controlar nossas reações à eles, usando-os como incentivo para mudar nossa situação atual e não ficar prostrado cheio de lamúrias. Resignação sempre!

9) Autossabotagem jamais!

Se existe algo muito perigoso é a procrastinação, ato de adiar as atividades achando que poderá fazer tudo de uma vez e no final nada é feito. Isso é altamente prejudicial para o crescimento do indivíduo e precisa ser abandonado antes que consequências sérias aconteçam.

10) É preciso aprender a dizer NÃO

Ser compassivo(a) demais acaba atraindo pessoas oportunistas que nos leva a fazer coisas que sacrificam o nosso bem estar e isso é totalmente prejudicial. Por isso saber negar certas propostas abusivas é essencial.

11) O seu próximo não será um concorrente a menos que você o interprete como tal

Algo que se vê com frequência nos dias de hoje é a competição em praticamente todas as áreas (sentimental, profissional, etc.) A vontade de se destacar e carregar a fama de ser ‘melhor que fulano’ muitas vezes mascara seu verdadeiro potencial, já que poderia alcançar algo a mais do que apenas ser taxado como melhor que alguém em algum aspecto. Manter a essência é muito importante!

18643701_1673407406020652_1824950652_n 20 Coisas para ter uma vida saudável (você não pode pular os itens 3, 6 e 10)

12) Ter foco é um dos componentes para a fórmula do sucesso

Quando se tem um objetivo é necessário buscar meios para alcançá-lo, deixando de ser apenas um sonho e passe a ser uma meta. Além do planejamento, renunciar algumas coisas para evitar distrações é preciso e a trajetória, apesar de ser um pouco espinhosa, valerá a pena quando o objetivo for alcançado.

13) As pessoas tem vidas diferentes, por isso evite comparações

Retomando a questão do foco (item 12), ao comparar sua vida com a das outras pessoas você está perdendo um tempo precioso que jamais poderá ser recuperado. As pessoas são ‘igualmente diferentes’ e as comparações não te levarão a lugar nenhum. Se feliz com o que se tem é gratificante! (Vide item 7).

14) Um sorriso pode mudar a vida de alguém, inclusive a sua

O ato de sorrir estimula o cérebro a produzir substâncias endorfinas, que aumentam a sensação de bem estar físico e emocional além de embelezar o rosto de quem está sorrindo. Tem algo melhor?

18643701_1673407406020652_1824950652_n 20 Coisas para ter uma vida saudável (você não pode pular os itens 3, 6 e 10)

15) A mudança deve ser bem-vinda

Nossa vida é mutável (faz parte do curso natural da vida) e aceitar as mudanças é a melhor maneira de evitar estresse e outras doenças que afetam a nossa saúde física e mental.

16) Evite qualquer tipo de vício

Além do tipo de dependência mais popular que é a química (álcool, cigarros e entorpecentes) outros tipos de dependência (como a tecnológica) devem ser combatidas e controladas para evitar problemas de saúde.

17) Procure manter a mente ocupada

Quando não nos envolvemos em atividades que preenchem nossa rotina e nossa mente, a probabilidade de pensar bobagens aumenta assustadoramente. Mas nada de se afogar em tarefas, a busca do equilíbrio deve ser o maior objetivo!

18) Valorize os momentos com as pessoas que gosta

Como diz a canção, nós somos meros passageiros nessa vida que não tem noção da data de partida e as oportunidades devem ser abraçadas como se fossem as últimas. Aliás, já expressou seu amor por alguém hoje?

18643701_1673407406020652_1824950652_n 20 Coisas para ter uma vida saudável (você não pode pular os itens 3, 6 e 10)

19) Evite ser influenciado pela opinião alheia

Você possui uma personalidade única que deve ser preservada em meio às críticas vindas pessoas que não querem ver a sua melhora. O comentário alheio (quando não é construtivo) deve ser ignorado, pois na maioria das vezes vem de pessoas que não lhe conhecem de fato e por isso não tem propriedade para falar nada sobre você.

20) Independente do tamanho da tempestade, a calmaria sempre chegará

É difícil ser otimista quando estamos passando por dificuldades que minam nossas esperanças, mas a vida é composta por ciclos que precisam ser concluídos para que outros comecem. Logo, a tristeza também tem seu tempo de ir embora para dar lugar aos momentos felizes e que devem valer mais do que as dificuldades enfrentadas, que devem ser relembradas apenas pela experiência obtida durante a árdua caminhada. Por isso, nada de se prender a acontecimentos negativos ou achar que nunca conseguirá ser feliz, basta estar aberto a novas experiências e a vida te surpreenderá!

Espero que tenham gostado das dicas para ter uma vida saudável,

Grande abraço!

Meu blog – Blog Inania Verba

Fanpage- Inania Verba

Instagram: Inania Verba 

Blog da Michelle –  Michellândia
Blog da Heloisa – Onde cê vai Loko?

18643701_1673407406020652_1824950652_n 20 Coisas para ter uma vida saudável (você não pode pular os itens 3, 6 e 10)

18643701_1673407406020652_1824950652_n 20 Coisas para ter uma vida saudável (você não pode pular os itens 3, 6 e 10)

9 thoughts on “20 Coisas para ter uma vida saudável (você não pode pular os itens 3, 6 e 10)

  1. Que post inspirador, especialmente por não se tratar de vida saudável apenas na questão corporal, mas também da mente <3 Eu sempre tento levar uma vida melhor, e suas dicas estão maravilhosas! Ah, você tinha dito que não dá pra pular o número 6… pois esse é o que eu tenho mais dificuldade :/ tenho sérios problemas com minha inexistente autoestima!

    Beijos e parabéns por tudo <3

    1. Oi Luana, autoestima é realmente muito importante pra tudo na vida. Vamos levantar essa cabeça e nos amar mais, acima de tudo ! Beijos e obrigada !

  2. Gostei de todas as 20 dicas, mas tento praticar a 14 todos os dias. Devemos sorrir para a vida. Tento sempre ter uma vida saudável e percebo que tem valido a pena. Durmo melhor, me sinto renovada e encaro a vida com entusiasmo. Bjs.

  3. Eu preciso absolutamente colocar em prática o número 10! Como é difícil não conseguir dizer NÃO para as pessoas, acaba que nos maltratamos! E adorei a indicação do livro na questão 7, vou procurar porque fiquei curiosa e estou trabalhando em gratidão! To amando os post com toda essa interação e amor <3

    1. Amanda, fico feliz que gostou ! A Marisa arrasou no post, também é um pouco difícil pra mim dizer NÃO, mas vamos tentando. É importante para o nosso crescimento, enquanto pessoa. Beijos!

  4. Meninas irei praticar o item nº 7 e dizer o quanto sou grata pela participação de vc´s nesse projeto com postagens carregadas de emoção e singularidade. Cada texto, cada participação, cada postagem é feita com tanto amor que fico sem palavras de tanto orgulho do grupo que formamos com pessoas criativas, produtivas e formadoras de opinião. Marisa obrigada por abrilhantar o projeto com esse texto cheio de sabedoria e uma beleza sem igual. Muito orgulho e gratidão por esse projeto, esse momento e por vc´s participarem. Obrigada meninas <3

    1. Michelle, querida. Eu que agradeço em poder fazer parte desse projeto. Ele me ajudou muitíssimo ! Me orgulho bastante do post da Marisa e do meu, acho que fizemos algo que nem sabíamos que eramos capazes. Obrigada de coração !

Deixe uma resposta