Dicas de saúde

Antioxidantes: Para que eles servem?

Precisamos falar sobre antioxidantes e conhecer o seu papel na proteção as células sadias do nosso organismo, contra a ação oxidante dos radicais livres. O consumo de alimentos que sejam antioxidantes nos ajudam a prevenir o envelhecimento da pele e até algumas doenças degenerativas

Mas nutri, o que fazem esses radicais livres? O ataque desses radicais leva à peroxidação lipídica (destruição dos ácidos graxos poli insaturados que compõem as membranas celulares).

Esta intensificação no processo de peroxidação lipídica, por sua vez, está associada ao desenvolvimento de doenças crônicas, como a aterosclerose, a obesidade, o diabetes, a hipertensão, e o desenvolvimento de doenças degenerativas, como o Alzheimer e o Parkison, e alguns tipos de câncer.

 Está com o cabelo quebradiço, a pele ressecada, algumas rugas e linhas de expressão aparecendo? invista em alimentos que contenham antioxidantes.

Mas quais são ?

Beta-caroteno e Licopeno: são carotenoides, corantes naturais presentes nas frutas e nos vegetais. Estão associados à prevenção de carcinogênese e aterogênese, por serem capazes de proteger moléculas como lipídios, proteínas e DNA de sofrerem oxidação. Além disso, são percursores da vitamina A no organismo.

Onde encontrar: são encontrados em alimentos avermelhados, alaranjados e amarelados, como cenoura, tomate, laranja, pêssego, abóbora; e em vegetais verde-escuros, como brócolis, ervilha e espinafre.

Curcumina: é um pigmento muito usado como tempero na culinária indiana. A cúrcuma sequestra os radicais livres e inibe a danificação dos ácidos graxos poli insaturados das membranas celulares.

Onde encontrar: Cúrcuma, açafrão e curry.

Flavanoides: os flavanóides  protegem contra a radiação solar e combater organismos patógenos. Têm a capacidade de inibir a atividade das enzimas responsáveis pela produção dos radicais livres, evitando portanto, sua formação.

Onde encontrar: são encontrados em frutas, como uva, morango, maçã, romã, mirtilo (blueberry), framboesa e em outras frutas de coloração avermelhada; em vegetais como brócolis, espinafre, salsa e couve; nas nozes, soja, linhaça; além de serem encontrados em bebidas, como no vinho tinto, chás, café e cerveja, e até no chocolate e no mel.

Vitamina E (tocoferois): o mais importante como agente antioxidante, atua protegendo as membranas celulares (formadas por lipídios) da ação dos radicais livres.

Onde encontrar: óleos vegetais e derivados, folhas verdes, oleagionosas (castanha do pará, avelã, amêndoa, nozes) e sementes, cereais integrais e vegetais folhosos: espinafre, agrião, rúcula, entre outros.

Selênio: atua em conjunto com a vitamina E, combatendo a ação dos radicais livres. Colabora também para a formação normal da tireóideo.

Onde encontrar: em produtos de origem animal, como miúdos e frutos do mar; em alimentos de origem vegetal, como cerareis integrais e castanha do pará.

E ai meninas, estão esperando o que para brilhar mais neste verão ?

pinit_fg_en_rect_red_28 Antioxidantes: Para que eles servem?

1 thought on “Antioxidantes: Para que eles servem?

Deixe uma resposta