Estudos

Como criar uma rotina de estudos e deixar de lado a procrastinação

pausapracriatividade 75 - Como criar uma rotina de estudos e deixar de lado a procrastinação

Boa tardes, lindezas ! Hoje o post é sobre organização e mais especificamente sobre como criar uma rotina de estudos, afinal aquela palavrinha chamada PLANEJAMENTO ainda é o segredo do sucesso em todas as áreas da nossa vida. Mas, então, como se planejar de forma correta e conseguir realizar todas as atividades do dia-a-dia e ao mesmo tempo “focar” nos estudos, criando uma rotina diária para tal ?

Confesso que nos dias de hoje, não é nada fácil conseguir tempo para estudar e dar a devida prioridade aos nossos estudos, de maneira a adquirir novos conhecimentos. Mas, se assim como eu, você almeja realizar seus sonhos e sabe que somente os estudos podem fazer esta realização acontecer, então senta aí e vamos papear um pouco sobre como criar uma rotina de estudos. 

The-future-belongs-to-those-who-believe-1 Como criar uma rotina de estudos e deixar de lado a procrastinação

Passo a passo de como criar uma rotina de estudos

1 –  Definas seus horários livres

O primeiro a fazer é definir quais horários livres você tem e isso irá depender se você tem outros compromissos, como trabalho ou se irá se dedicar somente aos estudos. Eu por exemplo, se tenho o dia livre, estudo à tarde e noite, mas meu melhor rendimento sempre é à noite, por isso procuro não desperdiçar este tempo.

Além do horário, você deve conhecer como está a sua motivação para estudar. Por exemplo, tem pessoas que não conseguem estudar em casa, e precisam ir até uma biblioteca, e outras que não tem problema algum em estudar em casa. Conheça a melhor forma de rendimento nos estudos que você prefere e tente não sabotá-la.

The-future-belongs-to-those-who-believe-1 Como criar uma rotina de estudos e deixar de lado a procrastinação

2- Faça um planejamento semanal e cumpra-o

O segundo passo de como criar uma rotina de estudos talvez seja uma das coisas mais importantes da vida de um concurseiro ou estudante, afinal devemos sempre planejar o que iremos estudar durante o decorrer da semana. Você pode fazer como preferir, estudando uma área específica por semana, como por exemplo : semana 1 – classe de palavras, semana 2 – Uso dos por quês e assim até completar um mês, ou todos os dias estudar uma área diferente. Eu, particularmente, estudo um tema por semana e respondo uma prova (mais ou menos 10 questões) do que eu estudei todos os dias. Mas, calma iremos falar sobre os exercícios logo mais no próximo tópico.

The-future-belongs-to-those-who-believe-1 Como criar uma rotina de estudos e deixar de lado a procrastinação

3- Responda questões de provas anteriores ou semelhantes

Esse método de fixação do conteúdo é o que eu mais prefiro e mais me tem dado resultados satisfatórios. Você pode baixar provas anteriores, com perguntas que envolvam o conteúdo que você estudou, ou acessar perguntas pela internet mesmo através de sites que dispõe essas perguntas. Um exemplo é o site www.questaocerta.com, no qual você entra, se cadastra gratuitamente e já pode pesquisar as mais diversas provas do país, de acordo com o assunto que você estudou. Ótima dica para fixar o conteúdo !

Dica extra : Deixe o sábado reservado apenas para revisar as questões que você errou durante a semana. Depois, refaça as provas e veja com o conteúdo ainda irá se fixar mais na sua mente.

The-future-belongs-to-those-who-believe-1 Como criar uma rotina de estudos e deixar de lado a procrastinação

4- Leve seus resumos para onde for

O quarto passo de como criar uma rotina de estudo é uma dica que muitos não levam em consideração, mas que pode fazer diferença na sua nota final. Leve seus rascunhos ou resumos na bolsa sempre que for ao trabalho, tiver que pegar ônibus ou metrô, pois é um tempo livre que você tem e que pode ser reaproveitado estudando. Você vai ver, fará toda diferença !

5 –  Foco sempre !

Quando eu era mais nova, sempre estudava perto da TV, com barulho de casa ou até mesmo ouvindo música e vendo as redes sociais, mas percebi que nada daquilo adiantava, pois eu não tinha um FOCO REAL do que eu estava fazendo. Tudo mudou e meu rendimento aumentou quase que 200 % quando reservei um tempo e comecei a organizá-lo para os estudos. Por isso, FOCO sempre !

É isso ! Espero que eu tenha ajudado vocês nesta tarefa árdua, porém necessária que é criar uma rotina de estudos !

The-future-belongs-to-those-who-believe-1 Como criar uma rotina de estudos e deixar de lado a procrastinação

Comente pelo Facebook

SUA OPINIÃO, SUGESTÃO, DICA E ALERTA SÃO SEMPRE BEM-VINDOS!

Comente pelo Blog : Sua opinião, sugestão, dica e alerta são sempre bem-vindos!