Postagem extra

Como divulgar o blog no Pinterest (e gerar tráfego certo)

Como divulgar blog no Pinterest ? Essa é uma pergunta que não quer calar e nos deixa de cabelo em pé, não é mesmo ? Afinal, como podemos deixar as nossos posts bem ranqueados nesta plataforma, que vem crescendo, de maneira absurda, no Brasil e no mundo.

Há quem diga que o Pinterest vai se tornar a rede social mais usada, deixando pra trás até o Facebook, já que os acessos na plataforma já superou os 100 milhões de usuários mensais no ano ano passado, sendo uma comunidade de usuários extremamente engajados, principalmente na parte da tarde e fins de semana.

Então, se você tem um blog ou é empreendedor digital, precisa urgentemente estudar e conhecer o Pinterest, não apenas para manter um bom ranqueamento do seu blog ou serviço no google, mas também para divulgar e sempre se manter informado das novas tendências de mercado. Porém, não precisa se preocupar, nesse post você vai aprender todos os passos necessários para fazer dos seus pins uma excelente estratégia de interação entre seu negócio, alinhando o conteúdo gerado por você ao tráfego gerado para o seu site. Para aprender a como divulgar blog no Pinterest, é só continuar lendo e se mesmo assim ainda tiver qual quer dúvida, é só deixar um comentário no fim do post!

Para iniciantes

Talvez você já saiba como iniciar no Pinterest, mas não sabe bem a melhor forma de divulgar. Mas, pode ser que haja leitores aqui que ainda não conhecem bem a plataforma, então vou resumir bem rapidinho como deve ser feita essa primeira etapa.

+ Leia os novos posts: Chegou no blog – Recebidos da Lingerie Br | Últimas comprinhas do Aliexpress

Criando uma conta corporativa no Pinterest

Para criar a conta com o objetivo de gerar tráfego para o seu blog ou vendas para seu negócio, a melhor forma é criando uma conta coorporativa (como se fosse uma página do facebook), que dará acessos sobre as estatísticas, quantas pessoas viram seu perfil, cliques no site e etc.

É grátis e fácil, basta acessar https://br.pinterest.com/business/create/ e colocar os seus dados. Se você já tiver uma conta pessoal, basta ir em https://business.pinterest.com/pt-br e clique em “Convert Now”. Depois o próprio pinterest vai pedir que você escolha 5 temas do seu interesse (escolha os temas dos nichos que você atua). Agora vamos as regrinhas de como divulgar blog no Pinterest ? Estou ansiosa para contar tudo pra vocês !

marketing_para_o_pinterest_2-768x614 Como divulgar o blog no Pinterest (e gerar tráfego certo)
Fonte: Pinterest

Depois disso, vocês já podem editar o perfil, descrevendo o nome de usuário e etc. Nessa etapa é importante também você confirmar o seu site. Essa parte é um pouco chatinha, mas o Pinterest recomenda que você o faça. É só clicar nos três pontinhos, ir em análise e clicar em confirmar site.

Regras 1 : como divulgar blog no Pinterest

Adicione a palavra-chave (o tema ou nicho que você atua) ao seu nome de usuário e descrição

Isso faz com que as pessoas que procurem por um tema específico ache o seu perfil e passe a gerar tráfego ao seu blog ou serviço. Como exemplo, veja esse perfil à baixo, onde está inserido “Entrepreneur + Blogging (dicas para blogueiros e empresários)” juntamente com o nome de usuário “Melyssa Griffin”.

marketing_para_o_pinterest_2-768x614 Como divulgar o blog no Pinterest (e gerar tráfego certo)
Fonte:Pinterest.com

Note que as palavras-chave Entrepreneur + Blogging (dicas para blogueiros e empresários), além de estarem no nome de usuário, também estão na descrição do perfil. O que gera ainda mais ranqueamento para o perfil, e consequentemente ao site.

Regra 2 : como divulgar blog no Pinterest

Crie pastas com nomes (palavras-chaves) específicas

Sim, para os seus pins apareçam no topo da página existem algumas regrinhas básicas e essa é a segunda delas. Não crie nomes aleatórios para suas pastas, ao contrário, pesquise quais temas estão sendo mais buscados pelos leitores do Pinterest. Tente criar nomes de pastas mais específicos como “Receitas saudáveis fáceis” e não apenas “Receitas saudáveis”, ou “Vestidos de noiva Vintage” e não apenas “vestidos de noiva”. Assim você definirá qual público específico quer atingir.

Imagine que você o Pinterest é o google, ou seja, as pessoas que estão nesta rede social pesquisam por determinada palavra-chave e a melhor forma dela encontrar a sua pasta é você criando os melhores nomes (palavras-chaves mais pesquisadas) daquele público específico. Fazendo direitinho essa etapa, você já estará com 20 % da tarefa de como divulgar blog no Pinterest, concluída !

Regra 3 : como divulgar blog no Pinterest

Coloque as palavras-chaves na descrição da foto e se possível na URL do post

Por exemplo, se eu for divulgar um post no pinterest sobre um artigo do meu blog no qual eu falo sobre sucos detox, eu posso criar uma pasta com a palavra-chave “sucos detox para perder barriga” ou “sucos detox para emagrecer”, devo repetir essa mesma palavra-chave na descrição da foto e incluir a URL do post, tanto na descrição da foto e da pasta, quanto na hora de inserir a imagem.

Por exemplo, na hora que insiro a imagem, o Pinterest pede a URL de destino. Nesse momento eu coloco o link do meu post (http://www.blogsendoutil.com/opcoes-sucos-detox-para-perder-barriga/) e na hora que eu for descrever esta imagem, eu coloco na descrição “Quer conhecer duas opções de sucos detox para perder barriga ? Esses foram indicados por nutricionista e estão fazendo o maior sucesso ! Acesse : http://www.blogsendoutil.com/opcoes-sucos-detox-para-perder-barriga/. Depois de adicionar a foto, você pode editar também a sua pasta colocando uma categoria e uma descrição nela. Aí também vale colocar a palavra-chave mais uma vez nesta descrição, de preferência inicie a descrição já mencionando as palavras-chave.

Perceberam que as minhas palavras-chave ”sucos detox para perder barriga” estão no título da página, na descrição da foto, na URL do post e no nome da foto ?

Regra 4 : como divulgar blog no Pinterest

Divulgue nos melhores horários

Me diz oque adianta fazermos um ótimo conteúdo se ninguém irá ler ? É importante divulgar nos melhores horários, onde os índices de audiência estão maiores, como no sábado pela manhã e durante à tarde, em toda a semana. Nos domingos a audiência das redes sociais cai um pouco e não é diferente com o Pinterest. Ta vendo que tem todo um planejamento para saber como divulgar blog no Pinterest ? Não é moleza não hahaaha

Regra 5 : como divulgar blog no Pinterest

Esteja bem ativa (o) pinando e repinando conteúdos

A última regrinha, mas não a menos importante ! Esqueça essa história de publicar apenas uma vez por dia no Pinterest. Se você quer que as pessoas vejam os seus posts, esteja ativo (a) pelo menos 3 vezes por dia, para que a plataforma não diminua o alcance das suas publicações. Lembrem que redes sociais servem para ser “socializadas” e o pinterest é uma rede de compartilhamento !

marketing_para_o_pinterest_2-768x614 Como divulgar o blog no Pinterest (e gerar tráfego certo)
Fonte:Pinterest.com

Gente, por hoje é só ! Essas foram as regrinhas básicas sobre como divulgar blog no Pinterest. Confesso que ainda estou botando em prática todas esses ensinamentos, mas os resultados já estão vindo. Espero que tenha ajudado um pouco e contribuído para aumentar os acessos do seu blog ou vendas da sua loja. Super beijo !

 

17 thoughts on “Como divulgar o blog no Pinterest (e gerar tráfego certo)

  1. Mito útil mesmo, pricipalmente pra mim que uso e amo o Pinterest, Desde que o tumblr “morreu” é a melhor forma de encontrar arte visual.
    reginakadov.blogspot.com.br/

  2. Poxa Lana eu adorei as dicas. Ainda não tenho Pinterest, confesso que sempre achei um pouco difícil entender, mas de verdade, ficou muito clara a sua explicação. Em breve o blog ganhará um Pinterest 🙂
    MUITO OBRIGADA por compartilhar essas dicas 🙂

  3. Oi Lana, td bem?
    Essas dicas são ótimas, ainda não tenho Pinterest, mas irão me servir muito quando criar.
    Passando para avisar que você foi indicada para fazer a Tag 8 coisas pelo blog Deixa-me Ser! Vou deixar o link aqui em baixo para vc ver como faz, e assim que vc postar coloca o link lá no meu blog, para eu voltar aqui e ver como ficou! Beijos!!

    http://www.deixameser.com.br/tag-8-coisas/

    1. Oi, Ianca ! Tudo bem, sim <3 que amor de Tag <3 com certeza responderei em breve. Beijos e obrigada pelo reconhecimento !

Deixe uma resposta