Dicas de saúde

5 passos para não descontar a ansiedade na comida

Sabe quando você está estressada com a faculdade, nervosa com as provas e testes chegando, termina um namoro ou até mesmo discute com alguém muito querido e resolve descontar a ansiedade na comida ? Eu sei bem o que você está passando, pois por muito tempo da minha vida eu também me sentia assim. Descontava não apenas a ansiedade, mas meus medos, anseios, frustrações e tudo que me deixava triste. Foi, inclusive, assim que acabei ganhando 10 kg no decorrer da minha graduação.

giphy 5 passos para não descontar a ansiedade na comida

Veja mais : Motivos pelos quais você não precisa ser fitness | 5 hábitos que estão prejudicando a saúde 

Nesse momento da minha vida a compulsão alimentar era sempre a minha fiel companheira, até que um dia eu resolvi deixá-la de lado e abandonar os vícios passados. Por isso, caro leitor (a) resolvi fazer esse post e ajudar a quem também passa por descontar a ansiedade na comida. Lendo esse início do texto, se você se identificou com as minhas palavras, se come compulsivamente, mesmo estando sem fome ou principalmente quando está ansiosa/ansioso, veja agora 5 passos para não descontar a ansiedade na comida !

Nutri, quais os passos preciso seguir para não descontar a ansiedade na comida ?

Passo 1 : Coloque sua mente para trabalhar

Como assim, nutri ? Já ouviu falar aquele ditado que diz “Cabeça vazia, oficina do diabo”, pois é bem assim mesmo ! Quando estamos só pensando em problemas, medos, ansiedades e principalmente no que a vida está reservando para o nosso futuro, queremos de alguma forma somatizar esses pensamentos e acabamos nos deixar levar pelo impulso de comer exageradamente, até não querer mais. É importante que você faça atividades do seu dia-a-dia que não levem a pensar em comida. Por exemplo, assistir um filme não seria uma estratégia boa, pois ligamos facilmente cinema com pipoca e não é o que queremos. Então o que fazer ?

Leia um livro

Há quem diga que a leitura faz com que viajemos no nosso imaginário, nos levando a outro mundo e fazendo com que refitemos com o que estamos lendo. Então, uma ótima diga para não descontar a ansiedade na comida, é ler um bom livro. Não qual quer livro, mas algum que desperte em você essa  vontade.

giphy 5 passos para não descontar a ansiedade na comida

Desenhe ou pinte

Acho que você já deve ter ouvido falar sobre os livros de colorir para adultos, pois então, eles são uma ótima forma de terapia, não apenas para quem tem compulsão alimentar, mas para quem tem qual quer outro tipo de vício. Funciona quase como um acalento para a alma ! O valor deles custa em média R$ 30,00 reais e duram quase que uma eternidade até você conseguir completar.

Faça DIY ou artesanato

Sim, atividades manuais também são uma ótima forma de nos desprender dos anseios deste mundo, e assim consequentemente, irá contribuir para deixarmos de lado o comportamento de descontar a ansiedade na comida. Já pensou em fazer a sua própria cabeceira de cama, ou até mesmo dar uma repaginada nas “brusinhas” velhas ?

Veja mais : DIY -Faça você mesmo sua própria cabeceira de cama

Passo 2 : Organize o seu tempo

Talvez uma das coisas mais importantes da nossa vida é organizar o nosso tempo, os nossos afazeres, seja em casa, na faculdade e trabalho. É essencial que você organize e saiba que existe um tempo para fazer cada coisa no seu dia-a-dia. Não vá na onda da procrastinação ! Tome um banho longo, lave e hidrate o cabelo, medite, faça exercícios, dance, encontre as amigas e arrume tempo para fazer isso o mais saudavelmente possível.

giphy 5 passos para não descontar a ansiedade na comida

Passo 3 : Consuma sucos funcionais

Alguns sucos como os que combinam vegetais com frutas são ótimos para combater a ansiedade e podem te ajudar a não descontar a ansiedade na comida. São eles : MARACUJÁ + ALFACE OU COUVE, ABACAXI + ALFACE + LIMÃO E LARANJA + CENOURA + ALFACE. É sempre bom consumi-los à noite, antes de dormir pelo fato de alguns terem propriedades calmantes, podendo provocar sonolência.

Passo 4 : Tente se socializar mais

Lembram quando usei aquele ditado “Cabeça vazia, oficina do diabo” ?  é bem isso mesmo mais uma vez. Tente não ficar sempre em casa, principalmente sem companhia, por quê é nesse momento que a tentação de comer compulsivamente ataca. Por isso, é sempre bom sair com as amigas, fazer um curso ou atividade nova e conhecer novas pessoas. Se permita !

giphy 5 passos para não descontar a ansiedade na comida

Passo 5 : Pesquise receitas saudáveis

É sempre muito importante substituir os alimentos que geralmente causam a compulsão e a vontade de descontar a ansiedade na comida, por outros mais saudáveis. Neste caso, os alimentos ricos em açúcar e gordura são geralmente o que mais queremos consumir quando estamos ansiosos ou tristes. Neste caso, consuma uma barrinha de 25 g (quadradinha) de chocolate 70 % cacau ou pesquise na internet receitas doces ou salgadas “mais fit”. Elas podem te ajudar e muito nessa nova fase !

Veja mais : Pão fit de frigideira |Brownie fit de frigideira

Ainda não nos segue nas redes sociais ?

Instagram | Facebook | Twitter

giphy 5 passos para não descontar a ansiedade na comida

9 thoughts on “5 passos para não descontar a ansiedade na comida

  1. Adorei o post, várias coisas eu pratico como focar nas tarefas, ler, socializar. Mas também tenho problemas para manter uma alimentação saudável, adorei a indicação de sucos. E também adoro ficar caçando receitas saudáveis você tem alguma para indicar?

  2. Eu sou a ansiedade em pessoa e sim, super desconto na comida, confesso que já tentei todos esses passos mas não dão muito resultado no meu caso. Tem dias que comida saudável não dá, preciso é de carboidrato para dar um jeito rsrs Minha médica me orientou a fazer atividade fisica mais pesada e nem assim adiantou rsrs Acho que meu caso é clínico mesmo e preciso de remédio para controlar, mas eu estou postergando isso o máximo que for possível rs

  3. Realmente descontar ansiedade entre outras coisas na comida ou qualquer outro tipo de vício é extremamente prejudicial à nossa saúde…dicas muito boas e que certamente hão de ajudar alguém parabéns pelo post

  4. Eu tenho algumas crises de ansiedade bem complicadas, principalmente em época de monografia + trabalho. Tenho vontade de comer tudo que colocam na minha frente, mas vou te dizer que depois fico péssima, ainda mais quando se trata de inchaço ou acne, que aparece mais frequentemente por conta do doce. Tentar se controlar é o mais indicado, mas nem sempre a gente consegue. Mas sim, ocupar a mente com outras coisas, como leitura ou diy’s, é super válido para tentar, ao menos um pouco, deixar de lado as coisas ruins e a ansiedade por comida rs. Tuas dicas são ótimas.

  5. acho que uma rotina alimentar flexível ajuda a não descontar tanto na comida. Mas o que funciona mesmo pra mim é ocupar a mente com algo que gosto de fazer, exemplo exercício físico super funciona, tirar a ansiedade correndo (o que não custa nada Fernanda rsrsrs) ou fazendo academia!
    adorei o post e vou aderir também a esses sucos!!!

  6. Dicas boas…pena que não funcione comigo hahahaaa
    Primeiro de tudoooo
    Meu estresse está em um nível que a única vontade que tenho é pegar um facão e atacar alguém e segundo que, to pobre, espero que por pouco tempo então quase todas as atividades que eu gosto exigem dinheiro e, eu detestoooo não quero, odeio essas atividades de grátis sabe? artesanato hum, de graça né…mas você tem que comprar material e depois que você aprende e quer por em pratica faz como? sem dinheiro né…e os cursos gratuitos? eu já entendo muito de internet, fotografia afffff tudo mais do mesmo fico maluca só de ver então nada funciona.
    Mas eu me controlo o máximo que posso e procuro não descontar na comida e olha que curioso…nessa ansiedade tenho tido vontade de comer salada com um grelhado e, eu ODEIO verdura….to ou não trabalhada na loucura? hahahaa
    Mas as dicas são super validas sim, exercício é algo que ajuda mesmo, quando eu podia fazer pilates nossa eu me senti tão melhor, agora só me sobrou caminhada e é o exercício que eu mais odeio nesse mundo e pior, não tem ninguém para ir comigo, me incentivar sabe, difícil assim…
    Desculpe o desabafo, o post ficou ótimo, curtinho mas muito bom.
    Bjs

Deixe uma resposta