Dicas de saúde

Especial dia do nutricionista : motivos pelos quais você não precisa ser fitness

Hoje é o dia do nutricionista e claro que eu não podia trazer outro assunto no dia de hoje, se não a alimentação. Afinal, como passamos anos de nossas vidas mistificando a alimentação e tratando a nutrição como milagre para nossas vidas ? Nesse dia do nutricionista, resolvi falar um pouco sobre essa “onda fitness” que está bem presente nas redes sociais e na internet de modo geral e que tem confundido um pouco a população.

Dia do nutricionista

ser saudável x ser fitness ?

giphy Especial dia do nutricionista : motivos pelos quais você não precisa ser fitness
Fonte: giphy.com

Ser fitness

Vamos começar primeiro falando sobre os conceitos que envolvem estes dois aspectos da saúde no dia de hoje. Ser fitness significa seguir as regras impostas por um grupo de pessoas, ou seja, consumir esses alimentos apenas por verem outras também consumindo, até de forma exacerbada. É o caso do aumento do consumo da pasta de amendoim, ovos, frango, batata-doce e refeições como crepioca.

Ser saudável

Ser saudável é você saber que existe espaço para cada tipo de alimento na sua alimentação, é se educar nutricionalmente e dar oportunidade para consumir todos os alimentos da sua dieta, como frutas, vegetais, leguminosas (sim, pelo amor de Deus ! não retire o feijão da sua alimentação), sementes como de girassol e gergelim, etc. Tudo com a quantidade certa e em qualidade para cada tipo de pessoa. O nutricionista é o profissional indicado para a prescrição destes alimentos, bem como o ajuste deles e sua dieta diária.

Leia também : 2 opções de suco detox para perder barriga | Resenha do HairSkin & Nails Femme da Maxinutri

Dia do nutricionista

Alimentos x suplementos ?

Alimentos

Para quem pratica alguma exercício físico, sabemos que o consumo de proteínas deve ser um pouco mais elevado, devido o desgaste e hipertrofia muscular dos exercícios. Por isso, prescrevo sempre nas minhas dietas, alimentos ricos em whey protein e albumina, como frango, carnes, leites e derivados, ovos, peixes e leguminosas. Na maioria das vezes quando o indivíduo pratica o exercício sem ser atleta, a própria alimentação já supri essa quantidade de proteínas. Apenas prescrevo suplementos quando há real necessidade, já que o uso indiscriminado deles causam diversas alterações metabólicas em nosso corpo, podendo progredir para enfermidades. Por isso, neste dia do nutricionista, fique mais atento (a) !

giphy Especial dia do nutricionista : motivos pelos quais você não precisa ser fitness
Fonte: giphy.com

Suplementos

Já quem está na “onda fitness” vive procurando dicas de influenciadores e pseudoblogueiras que indicam todos os suplementos possíveis da vida, sem total responsabilidade técnica para isso. A indústria que só lucra com esse tipo de coisa, deve ficar atenta a todos os efeitos adversos, principalmente para pessoas que tenham síndromes no coração. Acredito que todos já viram pelo menos um noticiário na televisão mostrando a morte de jovens pelo uso de suplementos, principalmente os que promete emagrecimento e perda de gordura.

Dia do nutricionista

Influencers x nutricionistas ?

giphy Especial dia do nutricionista : motivos pelos quais você não precisa ser fitness
Fonte: giphy.com

Seguir influenciadoras fitness

Vocês já viram a quantidade de pessoas que segue e curte as dicas da Mayra Cardi, Pugliesi e todas as demais blogueiras que se intitulam “fitness”? nada contra as blogueiras que postam suas refeições ou que apenas motivam mais pessoas a seguir um estilo de vida saudável. Mas, sou totalmente contra aquelas que indicam suplementos, medicamentos e nutraceuticos sem ter a devida responsabilidade para isso. Fiquem atentas (os) ! Afinal, elas não estudaram nutrição e não sabem nem a quantidade certa do suplemento/nutraceutico/medicamento que você deve tomar, já que isso é individual de cada paciente, nem os efeitos adversos e como evitá-los. Esses suplementos podem matar e você não vai ter ninguém para culpar, se não a sí mesmo !

Seguir nutricionistas

Isso sim ! Se você quer saber quais as melhores opções de alimentação, siga um nutricionista e fique atento (a) ao que ele indica, pois este é o único profissional com responsabilidade técnica para falar sobre alimentação e nutrição. É importante ressaltar que endocrinologistas também não podem prescrever dietas, muito menos médicos clínicos gerais, e isto configura crime de responsabilidade, bem como perda do diploma.

Leia também :  Métodos contraceptivos hormonais : vantagens e desvantagens

Dia do nutricionista

 Chás x Suco de frutas ?

Chá de hibiscus, chá branco, chá verde…

Nesse dia do nutricionista mesmo, se vocês foram no instagram vão ver a imensidão de produtos a base de chás ou até mesmo os chás em cápsulas ou em pó. É uma infinidade de produtos desse estilo, mas não venho aqui para dizer que eles não devem ser consumidos, pelo contrário, devem, porém não de maneira exacerbada e indiscriminada. Você sabia que esses tipos de chás não devem ser consumidos perto do horário das grandes refeições, como o almoço ? muita coisa influencia no consumo dos chás e tenho percebido que a população em geral vem diminuído o consumo de suco de frutas naturais, pelos chás em cápsula ou em pó. Tudo isso por quê está na moda e é legal postar fotos com os produtos que estão em evidência nesse mundo fitness, não é mesmo ?

Suco natural da fruta

Ricos em fibras e antioxidantes, os sucos naturais da fruta, como de acerola, manga e laranja vem muitas vezes sendo substituídos pelos chás, o que gera uma deficiências das vitaminas e minerais presentes nenesse tipo de fruta. Como falei anteriormente, não está errado consumir os chás, desde que a sua dieta esteja em total equilíbrio com os outros alimentos e nutrientes.

É isso gente ! Nesse dia do nutricionista eu só desejo que vocês possam entender melhor a alimentação e nutrição e que haja valorização do profissional nutricionista, bem como todas as outras profissões da área da saúde.

giphy Especial dia do nutricionista : motivos pelos quais você não precisa ser fitness
Fonte: giphy.com

Ainda não nos segue nas redes sociais ?

Instagram | Facebook | Twitter

giphy Especial dia do nutricionista : motivos pelos quais você não precisa ser fitness

19 thoughts on “Especial dia do nutricionista : motivos pelos quais você não precisa ser fitness

  1. Gente, que post MARA! Fiquei a um tempo fazendo zumba para depois entrar na academia e tentar ter essa vida fitness, mas olha, não é para mim. Kkk.
    Preferi ficar dando minhas corridas e caminhadas pelo Bairro e continuar comendo coisas saudáveis. A reta que pego para ir e voltar do colégio(20mins andando) tb me ajuda muito!!
    Beijos e sucesso!

  2. ameeeei o seu post e nossa, deu para ter uma ideia beeem elaborada das diferenças de ser fitness e ser saudável
    e olha que estou a procura de nutri então seu blog caiu como uma luva
    vou acompanhar sempre
    beijinhos

  3. Achei a sua opinião super importante, e eu concordo plenamente! Eu penso que nós precisamos ser saudáveis acima de tudo, e não levar isso como uma obsessão, ou meta de vida apenas porque o outro “tem um corpo perfeito”, ou só porque “ser fitness” está na moda, muito menos pensar que isso é inatingível!

    Sem falar que não devemos fazer nada sem orientação, cada um tem o seu corpo, seu ritmo, seu metabolismo… excelente post! Amei as recomendações, e o seu ponto de vista está correto 🙂
    Beijos,
    Blog Senhorita Deise

  4. Não tem nada do que viver uma vida saudável mas acho que tem que ter moderação, muitas pessoas querem ficar com o corpo em forma e faz absurdos por aí. Ser fitness é bom mas precisa de cuidados, uma delas é sempre se alimentar com alimentos saudáveis, seu post está muito bom tudo bem explicado, parabéns, bjs.

  5. Eu gosto muito de ser saudável e ser fitness também. Minha alimentação já mudou e hoje não tenho mais paladar para muitas comidas que antes eram normais para mim. Adoro ir à academia, já faz parte da minha rotina e quando não vou fico me incomodada.
    Parabéns pelo post e até mais!

  6. Com essa onde de bloggers fitness, as pessoas se esquecem de valorizar o nutricionista. Já li cada absurdo na internet, como por exemplo a Pugliesi incentivando as meninas a comerem nuas na frente do espelho o.O A meu ver, se você que ser saudável, tem que ir num profissional e ter uma dieta com todos os nutristes. Seu post está incrível e é de extrema importância que mais gente leia 🙂 Parabéns pelo seu dia!

  7. Descobri que ser fitness não é pra mim não, já tentei inúmeras vezes hahah prefiro ser saudável mesmo e comer uma besteirinha de vez em quando.

  8. Eu não consigo de jeito nenhum ser fitness, na verdade sou muito magra e queria era engordar, mas não consigo de jeito nenhum… Minha alimentação tb é das piores, detesto frutas e td que faz bem, amo besteiras… Afff não sou um bom exemplo, kkkkkkkkk

  9. Gente, eu acho um perigo essas meninas que ficam falando sobre ser fitness sem nenhum cuidado,sabe? Sei la, a minha geração cresceu louca para malhar e ter o corpo da feiticeira…era uma loucura. Todo mundo queria ir pra academia e nem entendiam que a mulher tinha aquele corpo pq se entupia de anabolizante e fazia um acompanhamento alimentar…enfim..esta ditadura do corpo perfeito parece q não tem fim……

    1. Tati, essa ditadura ainda vai passar muitos anos escravizando nós mulheres, mesmo. Até que não demos um basta nisso tudo. Beijos !

Deixe uma resposta