Blog sendo útil
Comprinhas de makes do Aliexpress
SEGREDOS DE EDIÇÃO DO INSTAGRAM
Como emagrecer com saúde

Receba as novidades:

10 formas infalíveis que ajudam a estudar e aprender mais fácil o conteúdo

10 formas infalíveis para estudar e aprender mais rápido

Você está com dificuldades em aprender a memorizar o conteúdo ? acha que passa horas estudando, mas parece que na hora da prova não aprendeu nada? Seus problemas acabaram, pois hoje irei repassar algumas dicas valiosas sobre como estudar e aprender mais fácil o conteúdo, seja para as provas de vestibular ou concurso público. 

10 dicas para estudar e aprender mais fácil o conteúdo

10 dicas para estudar e aprender mais fácil o conteúdo

Dica 1 – Faça exercícios após o estudo, 24 horas, 7 dias e 21 dias depois. Whats?

Calma ! Vou explicar por partes. Já sabemos que fazer exercícios e resolver questões é uma prática essencial para entender melhor o assunto estudado e memorizá-lo com mais facilidade. Mas, é importante que essa resolução de questões seja um hábito frequente na vida do estudante.

Para estudar e aprender mais fácil é interessante que você sempre resolva questões logo após o tema estudado, depois com 24 horas, ou seja, no outro dia, também faça questões sobre este mesmo tema. Com 7 dias e 21 dias também é necessário resolver questões deste mesmo tema.

Ficou difícil de entender ? faça um ciclo de estudos de maneira que o tema do assunto em questão seja estudado através de um ciclo de estudos de vinte e um dias. Por exemplo, se eu estudei hoje o tema de Nutrição Clínica na Oncologia, eu preciso ao final do estudo resolver trinta questões sobre este tema e amanhã revisar o assunto e resolver mais 20 questões. Com sete e vinte e um dias do mesmo modo, totalizando um ciclo de 21 dias de estudos por tema.

Dica 2 – Ensine o que você sabe

Muitos estudantes ainda acham que repassando informações sobre o conteúdo que sabe, estará beneficiando o seu concorrente, mas o que acontece é o contrário. Ao explicar o que sabemos para o nosso próximo, melhoramos a nossa compreensão sobre o assunto, afinal ao verbalizar sobre algo aumentamos a nossa capacidade de raciocínio e memorização.

Dica 3 – Descubra o seu horário de maior produtividade

Sabe quando o estudo não consegue render ? o problema pode estar no horário em que estamos estudando. Por isso, é importante observar o horário que você está melhor disposto a aprender. Eu, por exemplo, prefiro estudar no período da tarde. O horário da noite, inclusive, me dá uma preguiça e desanimo total.

Dica 4 – Estude todos os dias, não importa a onde !

Se você trabalha em um horário corrido, de manhã até o começo da noite, observe as brechas que sobram do seu tempo livre, como por exemplo, horário da condução até o trabalho. Se você vai de metrô ou ônibus já pode reservar de 30 minutos a 1 hora para resolver exercícios ou revisar o assunto.

Parece pouco, mas ao final da semana são 4 a 7 horas que serão aproveitados neste curto período de tempo. Só não vai perder o ponto de chegada, ta?

Dica 5 – Tenha um tempo de descanso

Lembre-se que para estudar e aprender mais fácil o descanso e pausas entre os estudos é de fundamental importância. Vale esperar 20 minutos para trocar de matéria ou até mesmo reservar 1 dia livre na semana, para sair e ficar com a família. Faça deste momento um dia de descanso da mente, alivio do estresse e ansiedade que todo estudante é acostumado a ter.

Dica 6 – Dê prioridade ao seu momento de estudo

Pode parecer clichê, mas esta dica é essencial para que todo concurseiro ou vestibulando consiga a sua tão sonhada aprovação. Se você ainda não fez, trace seus objetivos e planeje seus estudos para que eles sejam verdadeiramente alcançados. Deixe de lado a procrastinação e torne-se a melhor versão de sí mesmo !

Dica 7 – Não diminua seus sonhos para caber nos seus medos !

Distrações são guerras mentais que existem em nosso cérebro e nos fazer ter medo, ansiedade, desânimo, gerando desestimulo para estudar. Para estudar e aprender mais fácil, temos que deixar isso tudo de lado e pensar na concretização dos nossos sonhos e metas. Por isso, prevaleça no seu interior apenas sentimentos bons !

Dica 8 – Estudar não é copiar !

Outra dica infalível é sempre se concentrar para o que estiver estudando. Eu perdi muito tempo estudando apenas copiando o assunto e inclusive tenho vários cadernos lotados de informações, porém sem muito conteúdo. Por isso, é primordial que você tenha o momento certo para estudar, compreender e analisar as informações dos estudos me sua mente, e também outro momento para que você possa organizar essas ideias no papel.

Dica 9 – Pratique exercícios ou escute uma boa música

Antes de iniciar os estudos tente praticar algum exercício físico ou escutar uma boa música que te faça relaxar. Esta situação te fará liberar dopamina/serotonina, o hormônio  do prazer, que fará você estudar e aprender mais fácil, ajudando a estimular seu sistema nervoso.

Dica 10 – Se estiver desanimado, monte um grupo de estudos

Esta dica serve para você que acha melhor estudar com alguém por perto, assim ambos podem ensinar um ao outro e tirar as dúvidas que tiverem. Um grupo de estudos é ótimo para estimular o ânimo e trazer à tona a vontade de estudar, por isso procure os amigos que querem seguir o mesmo caminho de estudos que você !

 

 

Top 5 aplicativos para organizar estudos e se dar bem na prova
Estudar para concursos – sites gratuitos que te ajudam a memorizar o conteúdo
Como criar uma rotina de estudos e deixar de lado a procrastinação

Receba as novidades: