Blog sendo útil
Manual completo para passar em concurso público
APRENDAR A EDITAR FOTOS DO INSTAGRAM
Tendências para arrasar no verão 2019

Mapas mentais para concurso público : é mesmo a melhor técnica ?

Queridos leitores (as), quando se fala em concurso público posso garantir que não existe nenhuma fórmula mágica para aprovação, o que você precisa, na verdade, é saber qual o método que você considera o melhor e mais adequado para você. Um dos métodos mais escolhidos dos concurseiros é a construção de mapas mentais para concurso público




Os mapas mentais para concurso público são eficientes e ajudam a não esquecer da matéria, o que constitui imprescindível para conseguir a tão sonhada aprovação.Os mapas mentais para concurso público possuem recursos que estimulam a trabalharmos na base desta pirâmide do aprendizado. Conhece a pirâmide ? vou falar um pouco mais sobre ela na foto abaixo. Os mapas mentais nos ajudam a explicar, resumir e memorizar o conteúdo em questão, pois sabemos que estudar o conteúdo é relativamente "fácil", mas difícil mesmo é realizar as ações necessárias para termos uma retenção de pelo menos 90 % daquilo que estudamos.

Veja mais | Top 5 aplicativos para organizar estudos e se dar bem na prova | 

Veja mais | 10 formas infalíveis que ajudam a estudar e aprender mais fácil o conteúdo |

Mapas mentais para concurso público

Veja mais : 10 dicas infalíveis para estudar e aprender mais fácil o conteúdo

Como passar no concurso público em primeiro lugar (minhas estratégias) – Parte 1




Por que usar mapas mentais para concurso público?

Segundo o blogueiro e concurseiro, Fernando Mesquita, o processo de aprendizagem funciona por meio de um ciclo, “O Ciclo EARA” , que nada mais é do que uma metodologia de estudo composta por quatro etapas, e devem ser repetidas sempre que você for sentar para estudar. Essas quatro etapas são: estudos, aplicação, revisão e adaptação. Em todas essas etapas os mapas mentais para concurso público são essenciais.

Podemos dizer que os mapas mentais falam a mesma língua que nosso cérebro, pois ele trabalha da mesma forma que nossas conexões neurais atuam, por meio de conexões de ideias e pensamentos. Parece complexo? Pode ficar tranquilo, daqui a pouco vou te explicar em mais detalhes como isso funciona e te garanto que é simples.



Como criar mapas mentais para concurso público ?

Agora que já sabemos o que são mapas mentais, vamos entender melhor são os elementos essenciais que devem estar presentes na hora de criar um mapa mental realmente eficiente e que o ajude tão sonhada aprovação:






1) Estabeleça uma ideia Central para o mapa mental 

Todos os mapas mentais para concurso público devem começar com uma ideia central, que deve ser o “tema” do mapa mental, como por exemplo, "Vitamina A e suas funções".  Lembre de sempre iniciar o tema sempre no centro da folha, assim como mostro na foto abaixo. Outra dica é dar preferência para o formato horizontal, pois assim você terá mais espaço livre para fazer as ramificações do seu mapa mental.

2) Palavras-Chave e Imagens-Chave

Sabia que nosso cérebro trabalha como em memória fotográfica ? então palavras-chaves e imagens podem nos ajudar a lembrar do conteúdo de forma mais fácil.

ATENÇÃO : É importante que você não coloque frases longas nos mapas mentais para concurso público, pois as palavras-chaves tema  função de ativar nossa memória e ajudar apenas a memorizar o conteúdo e não de passar a informação completa.

3) Cores

Utilizar cores nos mapas mentais também ajuda a fazer com que a gente memorize melhor e ative nossa memória. Portanto, utilize cores diferentes e vivas! Recomendo que defina uma cor para cada ramo principal do mapa mental.

4 dicas matadoras para conciliar trabalho e estudo (a 3ª é a mais importante)
10 formas infalíveis que ajudam a estudar e aprender mais fácil o conteúdo
Top 5 aplicativos para organizar estudos e se dar bem na prova
1 comentário
  • Isabel

    Sempre tive dificuldade em decorar coisas, e minha atenção é bem ruinzinha, então comecei a tentar pelo menos fazer uma resumos mais coloridos (já que não sei desenhar) e eles me ajudaram muito, a cada bismestre tento resumir mais e mais a materia e escrever tudo bem colorido e cheio de setinhas, mas achava que isso era coisa minha, não uma regra comprovada kkk muito legal saber disso…
    Amei seu blog, beijos!! *3*
    http://bel-somostaojovens.blogspot.com/

    Responder