Dicas de saúde

O poder da chia – Quais os seus benefícios?

O que relatou o novo estudo da Unicamp

 

Olá, leitores e leitoras…

Hoje o post é sobre Chia !

 A chia já é conhecida como semente nutritiva, que ajuda no processo de perda de peso e na prevenção de alguns tipos de doenças, porém a 1ª pesquisa que descobriu um poder antioxidante na semente e no óleo, foi feita recentemente, pela Unicamp.

 O que o estudo constatou ? além das propriedades nutritivas, o consumo da semente ou do óleo da chia pode ajudar na prevenção de vários tipos de doenças, entre elas o câncer e o mal de Alzheimer.

 Segundo os pesquisadores, é a primeira pesquisa que descobriu na chia um poder antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce das células. O alimento ajuda também a reduzir a quantidade de açúcar no sangue, sendo benéfico para os intolerantes à glicose e os portadores de diabetes mellitus.

 Como foi feito o estudo ? Durante seis meses, os pesquisadores usaram a semente e o óleo como parte da ração de ratos magros e obesos.

b031689c9e-chia-nu O poder da chia - Quais os seus benefícios?

Verificou-se “que tanto com o consumo da semente quanto com o óleo de chia, mostrou um efeito anti-inflamatório, reduziu os níveis de colesterol em torno de 30% a 40%.

Além disso, também aumentou a concentração de ômega 3 nos animais”, explica a pesquisadora, Rafaela Marineli.

 O estudo também revelou que, além de reduzir a quantidade de açúcar no sangue, a chia previne doenças cardiovasculares, diabetes tipos 1 e 2, além de reduzir a incidência de mal de Alzheimer e de câncer.

 Mas, qual a quantidade certa do consumo? Para garantir todos esses benefícios, os especialistas recomendam a ingestão de duas colheres de sopa de chia nas refeições diárias, ou o uso do óleo no tempero da comida. 

E você, gosta de chia ? prefere consumir com iogurte, sucos no em preparações?

Respondam aqui nos comentários. Adoro quando vocês interagem!

b031689c9e-chia-nu O poder da chia - Quais os seus benefícios?

Deixe uma resposta